Brasileiro tem que trabalhar cinco meses para pagar impostos do ano

Há dez anos, o cidadão tinha que trabalhar quatro meses e 18 dias.
Além do imposto de renda, brasileiros pagam contribuições e tributos.
O brasileiro vai ter que trabalhar mais em 2014 para pagar impostos que, neste ano, também vão comer uma parcela maior da renda do contribuinte.
Falta pouco para o fim do mês e, quando chegar o dia 31 de maio, o brasileiro terá trabalhado apenas para pagar os impostos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Ou seja, cinco meses.
O estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação calcula que, há dez anos, em 2004, o cidadão trabalhava, em média, quatro meses e 18 dias para pagar tudo isso.
Além do imposto de renda, os brasileiros pagam contribuições à previdência e aos sindicatos. Todos nós ainda temos que pagar os diversos tributos sobre o consumo, incluídos no preço de produtos e serviços, e mais as taxas sobre o patrimônio, como o IPTU e taxas para a limpeza pública.
Em 2003, os tributos representavam 36,98% de toda a renda dos cidadãos. Agora, em 2014, segundo o instituto, vamos gastar 41,37% dos nossos ganhos só para pagar impostos.
Em comparação com a década de 1970, hoje se trabalha o dobro, só para pagar os tributos.
assista o vídeo da matéria:

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/05/brasileiro-tem-que-trabalhar-cinco-meses-para-pagar-impostos-do-ano.html

Voltar