De engenheiro a advogado: veja profissões em alta em 2014

Levantamento da empresa de recrutamento da Robert Half aponta quais são as profissões mais demandadas neste ano no Brasil. A pesquisa indica que estão em alta as áreas de contabilidade, mercado financeiro, vendas, marketing, engenharia e jurídica.
De acordo com a Robert Half, os cargos mais demandados atualmente são gerente contábil, gerente de riscos, gerente de vendas, gerente de marketing, engenheiro de vendas, gerente comercial/novos negócios e advogado sênior especializado em consultivo tributário.
O aumento na demanda por estes cargos ocorre em função do momento econômico do País, segundo Fernando Mantovani, diretor de operações da empresa no Brasil. “Em cenários menos favoráveis, a regra é alavancar vendas, controlar custos e melhorar a eficiência das operações”, diz Mantovani.
Confira a lista e os motivos dos profissionais mais procurados:
Finanças e Contabilidade: Gerente Contábil
O mercado de finanças e contabilidade sofre com uma contínua escassez de profissionais que tenham conhecimentos em inglês e perfil “parceiro do negócio”.
Perfil esperado dos profissionais: formação em contabilidade, com CRC ativo, inglês fluente, atualizado com as normas contábeis brasileiras e internacionais, que seja capaz de entender e influenciar o negócio e que tenha boa comunicação.
Mercado Financeiro: Gerente de Riscos (mercado, crédito, liquidez, operacional)
Os bancos têm se readequado às novas legislações e às regulações do Banco Central. Para isto, a demanda em áreas de controles, compliance e risco está aquecida.
Perfil esperado dos profissionais: formação em cursos como administração, economia e engenharia, profissionais analíticos, com perfil organizado e de processos. Inglês fluente é mandatório.
Vendas: Gerente de Vendas
Momento econômico tem forçado as empresas a apostar na força de vendas para alavancar os resultados e a rentabilidade. A profissionalização de alguns setores, especialmente os relacionados a serviços, vem impactando ainda mais a demanda na área de vendas das empresas.
Perfil esperado dos profissionais: consultivo, com foco na necessidade do cliente e visão global de negócios. O nível da formação acaba ficando em segundo plano e a experiência conta, principalmente, quando se trata de produtos e serviços específicos e relacionamento prévio com clientes-chave.
Marketing: Gerente de Marketing
A área de marketing vem passando por um momento de reestruturação nos últimos semestres. As organizações optaram por estruturas mais enxutas, ganho de sinergia e agrupamento de mais responsabilidades sob equipes menores. O gerente de marketing com experiência e visão de negócios é mais valorizado nesse cenário.
Perfil esperado dos profissionais: Formação em faculdades de primeira linha, experiência internacional e línguas são valorizadas, principalmente em empresas globais.
Engenharia: Engenheiro de Vendas
O engenheiro consultivo e integrado ao negócio vem sendo cada vez mais demandado em diferentes indústrias, principalmente quando se trata da área comercial técnica. A indústria dá preferência a contratar engenheiros nas áreas comerciais, pois a formação técnica permite que ele entenda a necessidade do cliente de forma específica para propor soluções completas.
Perfil esperado dos profissionais: Além dos conhecimentos técnicos, as empresas valorizam cada vez mais habilidades como comunicação, visão estratégica, negociação e relacionamento interpessoal. Inglês fluente continua a ser uma exigência para muitos cargos. Formação em faculdades renomadas é um diferencial.

Seguros: Gerente Comercial/Novos Negócios
Com a profissionalização e o desenvolvimento da indústria de seguros e resseguros no País, cresceu a demanda por foco em desenvolvimento de relacionamento em novas contas.
Perfil esperado dos profissionais: capacidade de conquistar novos clientes para aumentar a carteira, além de experiência e habilidade estratégica para identificar as melhores oportunidades no mercado.
Jurídico: Advogado Sênior especializado em Consultivo Tributário
Com o aumento da preocupação das empresas em desenvolver planejamentos tributários que possibilitem economia financeira, cresce a demanda por advogados com conhecimento na área.
Perfil esperado dos profissionais: tanto para empresas, quanto para escritórios, os profissionais devem ter formação de primeira linha, especialmente em Direito e Contabilidade. Para os escritórios é essencial a formação jurídica e para empresas, dependendo do escopo, apenas o contábil supre as necessidades, mas o profissional mais valorizado é o que possui as duas formações. É valorizada a experiência pregressa em empresas de auditoria.
fonte: http://www.correiodoestado.com.br/brasilmundo/de-engenheiro-a-advogado-veja-profissoes-em-alta-em-2014/227052/

Voltar