Dicas para falar de improviso

Respirar fundo, definir um ponto de vista e praticar falas em grupo são algumas orientações para controlar o nervosismo
O profissional está participando de uma reunião e alguém pergunta: "O que você acha disto?". O frio toma conta da barriga, o coração dispara e você fica completamente estagnado, sem saber o que fazer. Afinal, não estava preparado para falar ou não era um assunto do seu domínio.

Falar em público, especialmente quando você está despreparado ou sobre pressão pode parecer apavorante, mas acredite: existem saídas. Confira algumas dicas para articular os pensamentos, responder rapidamente.

Respire fundo
As pessoas erram quando começam a falar antes de ter organizado seus pensamentos. O profissional não pode pedir um tempo de cinco minutos para ter ideias e alinhar o raciocínio, mas uma respiração profunda acalma e faz a pessoas ter mais controle da situação. A pausa permite que as pessoas vejam que você realmente ouviu a pergunta e está considerando tudo cuidadosamente. Respire fundo e pense sobre sua estratégia.

Defina a ideia principal
Enquanto respira, defina uma idéia-chave ou seja, chegue a conclusão da ideia que você quer passar. Faça comentários lembrando-se sempre de que é nesse ponto principal que você quer chegar. Seja claro e objetivo. Quando você é imediatamente claro, a comunicação melhora.

Não fuja, pratique
Uma razão para as pessoas não falarem bem de improviso é que elas evitam a situação. Esta é uma habilidade como outra qualquer e o profissional só fica bom nisso, praticando. Não espere ser surpreendido em sua próxima reunião, você não precisa ser convidado para compartilhar seus pensamentos de improviso. Pratique essa habilidade.

Crie em grupo
Uma das melhores maneiras de praticar esta habilidade é a união de um grupo de conversação. Convide colegas para dar declarações improvisadas em cada reunião, variando a natureza das respostas. Exerça pressão e crie oportunidades variadas para falar de improviso.

Observe o sucesso dos outros
Assista outros que fazem isso muito bem e tente aprender com eles. Veja como são comunicadores altamente eficazes ao responder perguntas e aprenda com os mestres.

Comemore os resultados
A construção desta habilidade irá deixá-lo mais confortável e confiante, não só no trabalho, mas em todas as situações. De repente, você vai se pegar falando sobre diversos temas, sem ter se programado para isso.

Voltar