Como economizar no meu escritório de contabilidade?

Por: Sage Brasil
A sustentabilidade é o assunto da moda e nosso bom senso nos diz que devemos estar atentos a essa nova tendência. A época de desperdícios e excessos já ficou para trás e entramos numa era onde a prudência trará diversas economias, inclusive financeira, para empresas dos mais diversos segmentos.
Isso se torna ainda mais essencial quando pensamos em um escritório de contabilidade, pois é um tipo de empresa com uma forte tendência a gastar demais em termos de energia elétrica, papeis e etc. Mas a adoção de bons hábitos pode mudar essa realidade.

Quer descobrir dicas simples de como economizar no seu escritório de contabilidade? Confira o texto a seguir:
Ar Condicionado
Escritórios em geral são grandes desperdiçadores de energia elétrica. Além de toda a aparelhagem tradicional, o ar condicionado costuma ficar ligado o tempo inteiro, fazendo com que a conta aumente drasticamente. Mas existem algumas atitudes que podem contribuir para a redução desse gasto.
Uma dica interessante é desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente. A sala ainda ficará climatizada e, ao fim de um período maior, a economia será imensa. No inverno, opte só pela ventilação do ar condicionado, pois já estará frio e você só precisará manter o ar circulando. Evite, também, deixar o aparelho em locais com alta incidência de sol ou próximo a equipamentos quentes: isso faz ele trabalhar mais e gastar energia desnecessariamente.
Computador
Empresas de contabilidade costumam contar com muitos computadores e a adoção de bons hábitos pode fazer a diferença no final do mês. Uma boa dica é escolher bem sua proteção de tela: busque uma com o máximo de áreas escuras, pois quanto mais cores brilhantes ela tiver, maior o consumo de energia do computador. Procure também deixar periféricos como scanner e impressoras desligados da tomada quando não estiverem em uso.
Iluminação
Você deve utilizar a iluminação de acordo com o tamanho e finalidade de cada ambiente. Janelas amplas e abertas são uma boa medida também, pois isso permite que você aproveite ao máximo a iluminação natural do dia. Escolha cortinas e persianas que permitam uma boa entrada de luz ou você pode até pensar em abrir novas janelas em pontos estratégicos. Lâmpadas fluorescentes também gastam menos e duram muito mais tempo.
Papel
Um dos grandes problemas de escritórios de contabilidade é o desperdício de papel. Sempre que possível, envie documentos por e-mail ao invés de imprimi-los.
No lugar de anotações em blocos, você pode usar um quadro negro. Convites, instruções e avisos importantes devem ser mandados também por meio eletrônico, deixando apenas o essencial para impressão.
Outra questão é fazer impressão nas duas faces do papel: configure sua impressora para fazer isso, especialmente quando trabalhar com documentos de várias páginas. Alinhe a folha para que todos os lados em branco sejam aproveitados e as retorne para a máquina, para um segundo uso.
Conscientize seus funcionários e invista em uma nova postura. Com essas atitudes, seu escritório reduzirá seu impacto ambiental e você ainda pode economizar uma quantia surpreendente no final do mês.
Já adota boas práticas de economia no seu local de trabalho? Conte para a gente nos comentários.
http://blog.sage.com.br/gestao-contabil/economizar-no-escritorio-de-contabilidade/

Voltar